fbpx

Papo sobre empreendedorismo com Adeh Oliveira

Publicado por Andre Jorge Bueno em

Papo sobre empreendedorismo com Adeh Oliveira

Adeh Oliveira é empresário da moda, está com 56 anos, baiano, nascido em Juazeiro e praticante do budismo. Sua mãe nasceu no Piauí e seu pai, na Bahia. Veio com a família para São Paulo aos 9 anos. Na capital paulista, sua mãe e sua tia passaram a costurar e ele as ajudava. Adeh e sua irmã fizeram escola de costura em casa e este ofício passou a fazer parte da sua rotina desde então. Estudou moda, modelagem, corte e costura, fez dois cursos de pós-graduação pelo Senai, instituição pela qual tem muito carinho. Além disso, graduou-se em jornalismo e trabalhou como produtor em programas de TV ao lado de personalidades como Ana Maria Braga, Luciana Gimenez, Cátia Fonseca, Tom Cavalcante, Ana Hickmann, Sula Miranda, entre outros. Entretanto, nunca deixou de atuar paralelamente à moda. Simultaneamente com seus trabalhos na TV, participou de duas feiras durante anos, a “Mundo Mix” e “Como Assim?!”, esta que ainda acontece aos domingos no Shopping Center 3 em São Paulo. Devido ao movimento das feiras, nessa época, decidiu fazer um ponto de troca de peças na em casa e em 2005, sentiu a necessidade de expandir e criar sua própria loja. Inaugurou uma loja no Largo do Arouche, dentro de uma galeria. 

Adeh Oliveira 2
“Foi um período difícil, pois a rua tinha uma grande circulação, mas as pessoas não entravam na loja. Usava meu salário para investir na loja, dando meus primeiros passos como empresário. A consolidação da marca foi um percurso gradual e hoje tenho duas lojas em São Paulo.”
Adeh Oliveira
Empreendedor

Quem é sua maior inspiração?

Não tenho ídolos, sigo minha própria intuição. A rua é meu termômetro e dela vem as minhas inspirações. E o que me motiva é o contato com os clientes, o dia a dia nas lojas.

E como nasceu a marca Adeh Oliveira e como você a define?

Quando lancei a loja, o nome era “Week by Adeh Oliveira” e logo depois surgiu a “The Week” e as pessoas rapidamente passaram a associar a marca à balada. Por não fazer referência, alterei o nome apenas para Adeh Oliveira. O símbolo é um elefante porque desde criança gosto muito do animal, por representar força, memória, prosperidade e, naquela época, gostava muito de ver os elefantes nos circos. Acredito que a Adeh Oliveira é pioneira no segmento de moda para o público LGBT+. A marca é sempre antenada com o que há de mais atual e moderno para o universo masculino. O feedback dos clientes é realmente muito importante, não só durante a experiência deles dentro das lojas, mas também por meio das redes sociais.

O empreendedor e a marca Adeh Oliveira são parecidos? Quais são essas características que se assemelham?

A marca Adeh Oliveira é a minha cara. Se eu tiver que vestir qualquer peça da Adeh Oliveira, visto numa boa, embora não goste tanto de regata com brilho em mim (risos).

Nossas bermudas, por exemplo, ficam bem pra mim, que estou com 56 anos e também ficam perfeitas para um garotão de 19 anos. Nós temos a preocupação de transitar por todas as faixas etárias.

Existe uma relação entre a moda e a idade?

A sociedade tenta ditar regras, que muitas vezes eu não concordo. Acredito que as pessoas podem ser o que quiserem e podem se vestir como quiserem. Muitas vezes eu penso, por exemplo, em proporcionar ao cliente experiências diferentes e não óbvias. A moda é divertida e permissiva.  

Qual é o fator mais importante para o sucesso da sua marca?

Acredito que é a minha energia, a minha presença com a equipe. É um trabalho contínuo e constante, considerando criação, pesquisa, capacitação, entre outros aspectos. Eu coloco a mão na massa para garantir que as coisas aconteçam.

Como é o Adeh gestor de pessoas?

Sou muito próximo da equipe, acredito muito na minha própria capacitação, então procuro me atualizar constantemente. Acredito que as pessoas precisam de oportunidades e acredito no melhor de cada um e, claro, o desenvolvimento de pessoas é muito importante.

O Brasil vive um cenário econômico instável. O que você precisou fazer para a Adeh Oliveira sobreviver e/ou se destacar durante a crise causada pela pandemia?

Como empresário já vinha sentindo os efeitos da crise há 3 ou 4 anos e daí veio a pandemia e precisei readequar. Apesar de não estar com a loja virtual, precisamos viabilizar outros canais. Neste período fizemos um trabalho forte de vendas por meio do Instagram e do Whatsapp, mantendo o bom relacionamento com os nossos clientes.

O que você diria a alguém que sonha em empreender e ser dono do próprio negócio?

Dou o maior apoio! Hoje sou realizado por ter minha própria marca. Eu vi meu sonho se tornar realidade ao construir produtos feitos por mim e com a minha etiqueta. É gratificante ver as pessoas comprando e usando meus produtos.

Mas além do sonho é preciso buscar conhecimento. No meu caso, fiz diversos cursos no Senai, instituição pela qual tenho muito carinho, no Sebrae, entre outros. É muito importante ter conhecimentos sobre o negócio, incluindo gestão de finanças, tributação, operações, tecnologia, segurança, logística, entre outros. É muita coisa, mas é possível!

Contato: Adeh Oliveira

Facebook e Instagram: @lojaadeholiveira

Rua Frei Caneca, 853, Consolação, São Paulo – SP

Largo do Arouche, 60,  Centro, São Paulo – SP

Além de empreendedorismo, vamos falar sobre empregabilidade?

A Eternamente Sou lançou o programa de empregabilidade e geração de renda “Talentos Eternos”, totalmente centralizado no público LGBT acima de 50 anos. Com parceiros como Maturi, Mais Diversidade e Armazém do Caos, a organização pretende criar novas pontes do público LGBT50+ com o mercado de trabalho, e também gerar novas possibilidades de renda para os assistidos.

Como participar do programa?

Empresas: o apoio pode acontecer de diversas formas. É só nos escrever que agendamos uma conversa: gente.esou@gmail.com

Assistidos: é só acionar os canais internos da ONG para se inscrever.

Não assistidos: entrar em contato pelas nossas redes sociais, se você for LGBT, com mais de 50 anos. Você passará por uma entrevista e já poderá acessar o programa e outras ações da Eternamente SOU.

André Bueno
Profissional de Marketing e Comunicação, com extensa experiência em geração de demanda e aceleração dos negócios. Voluntário em projetos relacionados à Diversidade e Inclusão e causas LGBT+.

1 comentário

design de unhas · 5 de novembro de 2021 às 15:25

Parabéns pelo trabalho!

Desejo-lhes sucesso.

Deixe um comentário

Avatar placeholder