fbpx

Áudio novela Aquarius

Publicado por Matheus Avelino Cunha em

Vamos reviver as áudio novelas dos anos 40

Em isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 os idosos da ONG EternamenteSOU se reuniram para criar a áudio novela “Aquarius”.

Nos últimos meses a pandemia do Covid19 mudou a realidade de milhares de idosos, que dentre tantas medidas a serem tomadas para evitar o contágio, está o principal: o isolamento social. A Organização Mundial da Saúde – OMS, recomenda fortemente esta medida para impedir o avanço da pandemia e coloca como um dos principais grupos de risco as pessoas idosas.

Neste sentido, a áudio novela AQUARIUS tem a captação de áudios (falas das personagens) realizada pelos aparelhos celulares dos próprios integrantes do elenco, em suas residências, e editada pela coordenação do projeto, entremeando as falas com efeitos sonoros, como se fazia antigamente na linguagem das radio novelas.

Desde junho de 2020, a áudio novela está sendo gravada pelo grupo de idosos associados da ONG Eternamente SOU e está trazendo uma atividade cultural e artística das mais importantes: o fazer teatral.

Nos anos 1930 era comum se ouvir no rádio grandes textos teatrais. No entanto, o grande marco do rádio deu-se no início dos anos 1940, quando estrearam as radionovelas no Rio e em São Paulo. O gênero logo caiu no gosto do público e foi sucesso de audiência por duas décadas.

O rádio foi o maior companheiro de todos os brasileiros até a chegada da televisão, internet e a popularização do cinema. Era o grande veículo de comunicação que levava às casas das pessoas músicas, notícias e entretenimento.

Inspirado no formato das radio novelas, o projeto será apresentado publicamente no formato “Áudio novela” posto que pretende expandir seu conteúdo para outras plataformas digitais, tais como Youtube e Spotify.

“Estamos no ano de 2030. O residencial para idoses chamado Aquarius passa por um momento de transformação, com a entrada de um novo gestor. Novas regras de convivência são impostas aos idoses. Mas nem todes as aceitam. O uso obrigatório de uniforme é o estopim de uma guerra que se inicia.”
Celso Rabetti
Diretor

Roteirizada por Celso Rabetti e Mariza Pinto, “Aquarius” terá 10 episódios de 8 minutos cada, se passa dentro do Residencial Aquarius – ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), gerida por uma ONG. O Elenco que é composto por 19 integrantes da ONG EternamenteSOU, Idosos LGBT com mais de 50 anos, que estão animados para a estreia que será dia 04 de novembro em uma noite de autógrafos aberta ao público de forma online. 

 

Serviço: Estreia Áudio Novela Aquarius

  • Data de estreia  4 de novembro de 2020
  • Horário 19h30
  • Local: Google Meet – meet.google.com/gwt-qvdm-zbg
  • Evento Gratuito

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *