fbpx

Áudio novela Aquarius

Publicado por Matheus Avelino Cunha em

Vamos reviver as áudio novelas dos anos 40

Em isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 os idosos da ONG EternamenteSOU se reuniram para criar a áudio novela “Aquarius”.

Nos últimos meses a pandemia do Covid19 mudou a realidade de milhares de idosos, que dentre tantas medidas a serem tomadas para evitar o contágio, está o principal: o isolamento social. A Organização Mundial da Saúde – OMS, recomenda fortemente esta medida para impedir o avanço da pandemia e coloca como um dos principais grupos de risco as pessoas idosas.

Neste sentido, a áudio novela AQUARIUS tem a captação de áudios (falas das personagens) realizada pelos aparelhos celulares dos próprios integrantes do elenco, em suas residências, e editada pela coordenação do projeto, entremeando as falas com efeitos sonoros, como se fazia antigamente na linguagem das radio novelas.

Desde junho de 2020, a áudio novela está sendo gravada pelo grupo de idosos associados da ONG Eternamente SOU e está trazendo uma atividade cultural e artística das mais importantes: o fazer teatral.

Nos anos 1930 era comum se ouvir no rádio grandes textos teatrais. No entanto, o grande marco do rádio deu-se no início dos anos 1940, quando estrearam as radionovelas no Rio e em São Paulo. O gênero logo caiu no gosto do público e foi sucesso de audiência por duas décadas.

O rádio foi o maior companheiro de todos os brasileiros até a chegada da televisão, internet e a popularização do cinema. Era o grande veículo de comunicação que levava às casas das pessoas músicas, notícias e entretenimento.

Inspirado no formato das radio novelas, o projeto será apresentado publicamente no formato “Áudio novela” posto que pretende expandir seu conteúdo para outras plataformas digitais, tais como Youtube e Spotify.

“Estamos no ano de 2030. O residencial para idoses chamado Aquarius passa por um momento de transformação, com a entrada de um novo gestor. Novas regras de convivência são impostas aos idoses. Mas nem todes as aceitam. O uso obrigatório de uniforme é o estopim de uma guerra que se inicia.”
Celso Rabetti
Diretor

Roteirizada por Celso Rabetti e Mariza Pinto, “Aquarius” terá 10 episódios de 8 minutos cada, se passa dentro do Residencial Aquarius – ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), gerida por uma ONG. O Elenco que é composto por 19 integrantes da ONG EternamenteSOU, Idosos LGBT com mais de 50 anos, que estão animados para a estreia que será dia 04 de novembro em uma noite de autógrafos aberta ao público de forma online. 

 

Serviço: Estreia Áudio Novela Aquarius

  • Data de estreia  4 de novembro de 2020
  • Horário 19h30
  • Local: https://www.youtube.com/playlist?list=PLdV2vVnO38Nn7iWxvscs6tSITPZ4CQ1Ka
  • Evento Gratuito

4 comentários

Daniel Cruz · 4 de novembro de 2020 às 10:59

Que linda iniciativa. Mas, tenho que dar aula nesse horário, não poderei assistir. Ficará disponível online para assistir depois? Se ficar disponível, onde? Youtube? Qual seria o canal nesse caso?

Daniel Cruz · 4 de novembro de 2020 às 11:04

Vocês poderia criar um espaço aqui no blog para podcasts. Seria um ótimo canal para pôr os capítulos de Aquárius. Também deixem aqui os links para os capítulos, caso fiquem disponíveis online. Fica a sugestão. Se resolverem fazer isso, avisem. Abraços.

Os comentários estão fechados.