fbpx

Gênero em questão com Letícia Lanz debate sexo, gênero e orientação sexual

Publicado por Heller de Paula em

Em um bate-papo aberto e envolvente a psicanalista Letícia Lanz debateu sobre gênero, colocando mais luz sobre esse importante aspecto da nossa sexualidade.

O evento, realizado no Sesc Belenzinho no dia 07 de março de 2018, reuniu um público interessado em discutir alguns dos limites que restringem muitas das nossas expressões.

Explorando as dimensões de sexo, gênero e orientação sexual, Letícia nos lembra que cada um desses conceitos tem suas próprias características e não precisam andar juntos em uma mesma direção, ou sem suas palavras:

“Sexo genital está entre as pernas, gênero tá no cérebro e orientação sexual está entre os braços, é de natureza afetiva e erótica. Eu nasci macho, sempre quis ser mulher e gosto de mulher.”

Esse depoimento, visto também em um episódio de Liberdade de Gênero – série do canal à cabo GNT –, é exemplo claro sobre essa divisão ainda pouco conhecida para maioria de nós.

A simples presença de Letícia, uma mulher transacionada casada com outra mulher e mãe de dois filhos, derruba as definições padrões da nossa sociedade, replicada por vezes dentro da nossa própria comunidade LGBT+.

Com muito aprendizado, o encontro expandiu o conhecimento sobre o assunto e ainda abriu novas possibilidades para nossa sexualidade enclausurada há anos em meio a tradições, visões estreitas e conservadorismo amedrontado.

Veja, a seguir, algumas fotos do evento e aproveite para seguir Letícia Lanz nas redes sociais.

Referências
Letícia Lanz; NSC DC:;


1 comentário

Observador · 28 de maio de 2022 às 16:27

Sempre digo sobre os “Anos Dourados” em que genero, foi mero detalhe! Amigos com mesmo referencial ideológico politico ou colegas da musica ou teatro, poderiam em mesmo dia, ter relação “hetera” e “homo”! Por ser cisgenero, uma colega mesmo sem querer ter filhos, percebia quando ela estava no chamado “periodo fértil” pelo jeito de me olhar! Numa dessas ocasiões, perto de eu ir embora, encontrei um colega, que chegou a comentar maroto não estava pensando em transar, mas se eu quisesse ir com ele ao motel! No carro, quando me senti relaxando para receber ele no motel, ele até comentou como eu e ele tinhamos entrosamento (percebeu)! Quando comentei esse detalhe fisiológico humano de a gente perceber, noutra ponta, a possibilidade que haveria da procriação, ele ainda disse, que sem o aval da psique, não ocorre o acasalamento enquanto continuação da espécie!

Deixe um comentário

Avatar placeholder