fbpx

18° Feira Cultural LGBT: O fervo é eterno?

Publicado por mkt.esou@gmail.com em

Você já parou para pensar como tudo vai ser daqui a 30 anos?

A ONG Eternamente Sou, levantou esse tema na Feira veja o que aconteceu:

Um dos vales mais cinzas da cidade de São Paulo recebeu novas cores no dia 31 de Maio(feriado de Corpus Christi), data que marcou a 18° Feira Cultural LGBT. O evento que antecedeu a 22° Parada LGBT traz reflexões sobre a importância de ocuparmos espaços como o do Vale do Anhangabaú para promover o encontro com a comunidade LGBT, mantendo-a ativa e pautar os assuntos essenciais que muitas vezes não são abordados, como a velhice por exemplo.

O evento começou às 10h com a segunda edição da “Cãominhada da Diversidade”, contado com participação de entidades e militantes independentes que lutam pelos direitos dos animais. Sendo assim, após a abertura todos podiam apreciar as 64 tendas muito diversas com gastronomia,compras, lazer, religião, prevenção e Ongs. Além é claro do entretenimento de Shows, Música, Performances e Artes. O dia prometia ser longo e produtivo, foi a primeira participação da ONG Eternamente Sou na Feira Cultural LGBT.

Aos poucos, o evento foi tomando forma e os voluntários da Ong se preparavam para receber as pessoas que começavam a chegar. Um evento que se traduziu em pluralidade de sexualidade e regionalidade. Havia pessoas da cidade de São Paulo e até outros estados como Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e entre outros que vieram para a Feira deste ano.

“LGBT ENVELHECE?”

Na tenda da ONG que montamos na Feira, havia uma exposição com diversas fotografias de Idosos LGBTS e frases “COMO VOCÊ ESTARÁ DAQUI A 30 ANOS?” e “LGBT ENVELHECE?”, as pessoas que entravam na tenda se surpreendiam com os questionamentos e assim entendiam a importância da Eternamente Sou nesse cenário.

Tal cenário, onde presenciamos tanto os jovens se admirando com nossa intervenção (um aplicativo que através de uma fotografia envelhecia as pessoas até a idade de 60 anos), a maioria afirmava que nunca parou para pensar na Velhice, algo que é muito comum para a maioria dos jovens. E também alguns idosos que confirmavam sua dificuldade atual como LGBTS e relataram como de alguma forma sofrem no seu dia a dia atos de violência, solidão e preconceito.

Muitas pessoas foram impactadas durante às 12h de Feira Cultural LGBT, o presidente da ONG Rogério Pedro e o Vice-Presidente Saulo Corcovado estiveram presentes durante o evento e tiveram a oportunidade de conversar com diversas pessoas que queriam conhecer mais sobre a causa e tomaram a consciência de que é possível sim, ter uma velhice digna e ativa!

"A Feira da diversidade, foi um dos pontos culminantes desde a nossa existência como ONG. Dar visibilidade, sensibilizar e conscientizar a população que lá estiveram acerca do envelhecimento, por meio de nossas ações lá aplicadas foi responder a pergunta de muitos; Pessoas LGBT's envelhecem? Sim, elas envelhecem e como qualquer outro ser humano, necessitam de um espaço para que suas vozes sejam ouvidas, que tenham respeito, dignidade e acima de tudo e que possam continuar a existir e resistir ao tempo de nossas vidas. (Rogério Pedro em declaração sobre a 18°Feira LGBT que aconteceu no Vale do Anhagabaú."
Rogério Pedro
Presidente

“Existe idade para ferver e lutar pelos seus direitos?"

Entretanto, apesar da presença de alguns idosos percebia-se que a música eletrônica que guiava a Drag Queen, os promoters musculosos e o público não teve “volume” suficiente para agregar uma grande parte da população LGBT, celebramos muito a juventude, e isso é ótimo, mas não podemos esquecer aqueles que já lutaram tanto pela comunidade. Em tempos de “ Fervo também é luta ” será que não devemos abrir mais espaço para aqueles que lutaram por nós ? Não existe idade para Ferver e lutar pelos seus direitos, isso devemos tomar consciência.

Enfim, a Eternamente Sou agradece a todos os envolvidos. Os apoiadores e principalmente nossos voluntários que se dedicaram de maneira tão empenhada e atenciosa. Nos esperem no próximo ano, pois o que depender de nós os idosos terão mais espaço para Ferver e Lutar.

Nos siga em nossas redes sociais e saiba das novidades:

Categorias: 2018

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder